Secretaria Municipal de Agricultura e Sindicato incentivam o Associativismo nas Comunidades Rurais

A Secretaria de Agricultura no âmbito de suas competências e atribuições, visando estimular o desenvolvimento da Agricultura Familiar do Município de Araputanga, realizou em 2.017 uma agenda de reuniões na zona rural, com o objetivo de estimular o Associativismo e o Cooperativismo, por meio da organização dos pequenos produtores.

Como frutos desse trabalho, já estão sendo consolidadas novas organizações associativistas no campo, para o fortalecimento das atividades agrícolas.

Foi criada e legalmente constituída a Associação dos Produtores Rurais do Imbé, agrupando os agricultores da Comunidade do Imbé e imediações do Assentamento Florestan Fernandes; e a Associação Terra Boa da Comunidade Cigarra, de âmbito regional, organizando produtores rurais da Comunidade da Cigarra e imediações do Distrito de Cachoeirinha.

A Associação, enquanto uma organização, é a união de pessoas que visa atender às necessidades dos seus associados, através da solidariedade, da ajuda mútua e da conjunção de esforços de seus membros.

Portanto, nesta linha de pensamento, a Associação de Produtores Rurais é uma sociedade formal, criada com objetivo de integrar esforços e ações dos agricultores e seus familiares em benefício da melhoria do processo produtivo e da própria comunidade a qual pertencem.

O princípio da participação social, nesse sentido, é determinante no processo de conquistas materiais. Nesse ponto, interessa que a comunidade usufrua os bens e serviços materiais conquistados pela organização.

O Associativismo, portanto, é um padrão de organização dos pequenos produtores rurais, caracterizado pelo apelo à participação social e configura uma prática organizativa com características peculiares. Tem sido utilizado principalmente, para garantir aos agricultores familiares, o acesso aos benefícios dos programas de desenvolvimento rural e social dos governos federal e estadual.